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Cliente em primeiro lugar? 14/06/2012

Posted by Zaratin in Projetos.
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Achei esse texto aqui no Administradores que fala que o cliente não deve ser colocado em primeiro lugar, concordo, sem a menor dúvida.

Sim, o cliente é muito importante para o seu negócio, mas não é mais importante que seus colaboradores. Isso fica ainda mais intensificado no aquecido mercado de TI brasileiro.

Qualidade e prazo combinados com o cliente devem sempre ser uma prioridade das empresas, porém isso não deve estar acima da qualidade de vida dos seus colaboradores, pois se estiver, eles irão embora. Falo isso por experiência, conheço muita gente na área de TI, principalmente em SP e o turnover é um problema grave enfrentado pelas empresas e contorná-lo é responsabilidade dos gestores.

Ou seja, não adianta prometer entregas e prazos para o cliente que você e sua equipe não irão conseguir cumprir com qualidade ou dentro do horário “normal” de trabalho, isso pode funcionar no curto prazo, porém irá trazer problemas muito maiores no longo prazo e aumentar consideravelmente o turnover.

Pretendo escrever em breve um post sobre turnover, custo e curva de aprendizado.

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